Retrato em branco e preto – conversa com Sérgio Augusto

Fotografia

25.02.11

Neste registro de um encontro com o jornalista Sérgio Augusto, o acervo de fotografias do Instituto Moreira Salles serve de mote para uma conversa sobre o Rio de Janeiro entre as décadas de 40 e 50. Destaca-se o cenário do carnaval carioca do período, tema de mostra em cartaz no Instituto Moreira Salles. As fotos foram selecionadas dos acervos de José Medeiros, Carlos Moskovics e Otto Stupakoff.

No primeiro bloco, Sérgio Augusto trata da tradição dos bailes de Carnaval no Cassino da Urca na década de 1940 – quando dividia com o Copacabana Palace o posto de reduto da alta sociedade carioca – e de artistas que ali foram descobertos, como Carmen Miranda. Grande Otelo e Herivelto Martins fizeram dupla em shows na casa. Orson Welles também figura entre as celebridades que frequentaram o cassino.

Na segunda parte, é a vez de comentar sobre o Copacabana Palace – e os estrangeiros famosos que hospedava – e o vestuário feminino da época.

Nas duas sequências seguintes, o Jockey Club, o Teatro João Caetano, Copacabana e seus cinemas no fim da década de 40 e começo da de 50 ativam a memória afetiva de Sérgio Augusto. No quarto segmento, destaque para o frisson provocado pela presença da atriz Lana Turner no cassino-hotel Quitandinha, em Petrópolis-RJ.

Por fim, a história da peça Orfeu da Conceição é ilustrada pelas fotos de José Medeiros. Sérgio Augusto analisa a importância da obra, que teve libreto de Vinicius de Moraes, música de Tom Jobim e cenário de Oscar Niemeyer.

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