Pagode, o samba que faz escola

Séries

28.01.13

“Pagode, o samba que faz escola” é a quarta e última parte da série Escolas e samba: Crônica de um divórcio anunciado. Leia os capítulos anteriores:

Parte 1: Do rancho-escola ao “Professor” Paulo

Parte 2: Certidões de vida e identidade

Parte 3: Da difusão ao descompasso – por Nei Lopes

***

Pagode, o samba que faz escola

No dia 11 de dezembro de 1955, a Portela promovia em sua sede a degustação de uma “suculenta peixada”, tendo como convidados, além dos muitos sambistas relacionados no prospecto (hoje se diz flyer), as diretorias de diversas agremiações coirmãs. No mesmo formato, no dia 7 de janeiro, a então pequena Beija-Flor realizava, no clube Para Todos, uma “Grande Noite Dançante”.

O baile de Nilópolis, com magnífica orquestra, ocorria na véspera do “Grande Torneio de Partido-alto”, sob o comando do cantor Jamelão, promovido em Oswaldo Cruz pelos portelenses. Os quais, no fim daquele ano, realizavam um “Festival Dançante” em benefício da viúva de Paulo da Portela.

Por essa época, os torneios de futebol, os piqueniques em Paquetá e os passeios marítimos pela baia de Guanabara, a bordo do legendário navio Mocanguê, eram programações habituais no mundo do samba. E isso fornece uma importante pista para o que queremos demonstrar: que, a partir da década de 1970, quando optaram radicalmente pelo espetáculo carnavalesco, em detrimento de iniciativas de socialização e congraçamento, as escolas de samba nunca mais conseguiram elevar ao estrelado da nossa música popular um artista do seu meio.

Lembremos o esforço de Paulo da Portela (1901-49) no sentido da profissionalização do então chamado “samba de morro”, num contexto em que o samba “do asfalto” já exercia hegemonia nos universos do rádio, do disco e dos direitos autorais, até mesmo, de certa forma, colonizando os autores das escolas. Apesar disso, e de outros fatores adversos, brilharam os hoje cultuados Cartola, Ismael Silva, Geraldo Pereira, Candeia, Monsueto, Zé Kéti, etc.

 

Paulinho, Nelson, Nescarzinho, Jair e Elton no “Rosa de Ouro”: todos ligados a escolas

Em 1965, o legendário espetáculo “Rosa de Ouro” dava visibilidade aos sambistas Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Nelson Sargento, Nescarzinho do Salgueiro e Paulinho da Viola – então recém-chegado à Portela. Três anos depois, um dos “festivais da canção” então em voga possibilitava o ingresso no meio artístico profissional, como cantor e compositor, do sambista Martinho da Vila, até hoje um dos maiores nomes de nossa música popular.

Na primeira metade da década seguinte, então, surge Ivone Lara, excepcional compositora e cantora, oriunda do núcleo fundador da escola de samba Império Serrano; quase ao mesmo tempo do ingresso de Leci Brandão na Mangueira. E isto num momento em que já tinha “morrido” para a grande indústria do disco um dos maiores cantores populares do Brasil em todos os tempos, o também sambista Jamelão (1913 – 2008).

Sobre esse grande cantor e crooner de orquestra, pedimos licença para dizer, como já o fizemos em outra oportunidade, o seguinte: para nós, se não se tivesse mantido tão fiel ao universo das escolas, Jamelão talvez fosse, no final de sua trajetória, mais admirado, endeusado e mitificado do que apenas lembrado como “puxador”, qualificativo que abominava.

O fato é que, hoje, infelizmente, entre os artistas mais prestigiados de nossa música popular surgidos depois de Dona Ivone Lara, não há nenhum – mesmo entre aqueles completamente identificados com determinadas escolas e ardorosos defensores de suas cores – cujo sucesso tenha sido propiciado por atuação no seio de uma delas. E os que vieram depois, mesmo tendo conquistado alguma ascensão social e econômica como cantores, dançarinos, coristas etc., só são efetivamente conhecidos, além do carnaval, no próprio círculo – que compreende casas de espetáculos e até outras agremiações, em inúmeras cidades brasileiras.

O porquê, então, de as escolas não serem mais “celeiros de bambas” como orgulhosamente cantavam os sambas antigos, é o objeto da reflexão que agora fazemos.

Comecemos por repetir que, nos anos 1970-80, no Rio, muitos sambistas importantes surgiram. Mas, embora alguns mantivessem ligações com escolas, a base de lançamento de quase todos foi um bloco, o Cacique de Ramos. E a visibilidade por eles alcançada não veio da “avenida”, e sim de uma manifestação não carnavalesca do ambiente musical carioca: o “pagode de fundo de quintal” ou “de mesa”.

Surgido como sinônimo de divertimento, patuscada, farra, o termo “pagode” ganhou, no Rio de Janeiro, a acepção de reunião de sambistas, em substituição a “roda de samba”, denominação antes em voga. Realizado preferencialmente em torno de uma mesa, onde são servidas bebidas e comidinhas, esse tipo de reunião popularizou-se também com o nome de “pagode de mesa”. E, daí, a partir dos encontros realizados no quintal do bloco Cacique de Ramos, o termo “pagode” passou a definir, ao mesmo tempo, um estilo de interpretação do samba e um subgênero de canção popular.

A chegada desse novo estilo de samba ao mercado deu-se com as primeiras gravações do Grupo Fundo de Quintal e se consolidou a partir do lançamento, em 1985, do LP “Raça brasileira”. Neste disco, aparece, para o grande público, entre outros, o nome de Zeca Pagodinho. Privilegiando, também, a tradição do partido-alto, o estilo pagode colocou em destaque compositores e intérpretes como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Luiz Carlos da Vila e, mais tarde, o jovem Dudu Nobre.

 

Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho no início da carreira, lançada nos pagodes no Cacique de Ramos

Na segunda metade da década de 90, o subgênero de canção rotulado pela indústria fonográfica como “pagode”, com as inevitáveis diluições e associações ao pop globalizado, colocou em evidência e tornou artistas bem remunerados vários jovens sambistas das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas não guindou ao estrelato, pelo menos no Rio, nenhum artista ligado ao universo das escolas de samba.

Tentemos, então, explicar o sucesso da forma “pagode” de compor e interpretar o samba, diante do empobrecimento e esvaziamento da forma consagrado nas escolas:

O caso é que, mais do que simples locais de divertimento, os ambientes dos pagodes foram, a partir do final da década de 1970, centros irradiadores de uma nova linguagem musical, expressa numa nova música; num samba com uma nova bossa, com um balanço totalmente renovado. E, além da renovação da linguagem musical, os pagodes (ambientes e produtos) tornaram-se a face mais natural e visível da cultura do samba, aquela que conjuga moda, linguagem verbal, culinária e gastronomia, comportamento etc.

Através do pagode difundido a partir do quintal do Bloco Cacique de Ramos foi que o samba, marginalizado em proveito de um suposto bom gosto pasteurizado e internacionalizante, se recriou, de boca em boca, sem microfone, na voz e na alma do carioca de hoje (principalmente do negro suburbano); e é, ainda, exemplo de resistência.

Isto foi percebido pela revista “Veja” (edição de 7/3/84, pág. 84) em matéria sobre a cantora Beth Carvalho: “… enquanto, na maioria dos países, a mais autêntica música popular tem a tendência de cada vez mais virar folclore, no Brasil, embora atravesse períodos de maior ou menor popularidade, o samba tradicional, legítimo e de raízes, é uma fortaleza inexpugnável” – disse a matéria.

Foi, então, através do pagode que o samba melhor evidenciou seu antigo caráter guerrilheiro, de música/comportamento que apanhou da polícia e foi cantar no morro; que foi banido da escola e se refez no terreno baldio; que driblou a indústria fonográfica transnacional e, mesmo alijado das paradas de sucesso, conseguiu manter um numeroso público, seu, próprio, fiel e sempre cativo.

No momento em que escrevemos estas linhas, conhecida marca de cerveja lança um projeto de marketing, no qual reproduz em uma das peças uma afirmação de nosso parceiro e amigo músico Luís Filipe de Lima: “Quem olha de fora nem sempre percebe, mas o samba independe do carnaval (…); há no samba uma grande pluralidade de estilos. O samba é vivo, dinâmico e multifacetado”.

Tomara que, assim como a cervejaria, as escolas voltem a entender que o samba “existe e opera” o ano inteiro e em todo lugar.

* Nei Lopes é compositor e escritor; ex-componente dos Acadêmicos do Salgueiro; e ex-dirigente da Unidos de Vila Isabel.

, , , ,