Olmi e Guzmán em DVDs do IMS

Cinema

20.10.15

Ermanno Olmi e Patricio Guzmán, os dois cineastas que serão homenageados com o Prêmio Humanidade na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro, têm filmes na coleção de DVDs do IMS.

Cena de O emprego, de Ermanno Olmi

Com uma filmografia de mais de 80 títulos, entre eles o clássico A árvore dos tamancos (1978), Ermanno Olmi exibe na Mostra seu mais recente filme, Os campos voltarão (Tornerano i prati, 2014). De Olmi, o IMS oferece o filme que consagrou o diretor no Festival de Veneza de 1961: O emprego (Il posto), disponível na Loja do IMS, acompanhado por um livreto com o ensaio O descrédito do milagre econômico, de Millicent Marcus.

Cena de Nostalgia da luz, de Patricio Guzmán

Um dos grandes nomes do cinema documentário, autor do clássico A batalha do Chile (1973-1979), Patricio Guzmán exibe na Mostra seu último trabalho, O botão de pérola (El botón de nacar, 2015), Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim.

Nostalgia da luz (2010), analisado por José Carlos Avellar aqui no Blog do IMS, é o filme de Guzmán na coleção. O DVD, que será lançado em breve, inclui um livreto com depoimento de Patricio Guzmán e um caderno de notas fotográficas de Jorge Bodanzky com flagrantes das manifestações populares nas ruas de Santiago semanas antes do golpe militar de 11 de setembro de 1973.

Chile, 1973 (Jorge Bodanzky)

,