Encontro em Brasília

Cinema

11.08.16

O curta-metragem Improvável encontro – Frente & verso, de Lauro Escorel, sobre os fotógrafos José Medeiros e Thomaz Farkas, foi selecionado para ser exibido na noite de abertura do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no dia 20 de setembro.

Tomando como base fotografias dos mestres José Medeiros e Thomaz Farkas, o filme narra as trajetórias de ambos, o desenrolar de sua calorosa amizade e as influências recíprocas. Através do diálogo entre as imagens e de depoimentos de fotógrafos contemporâneos, o documentário nos mostra a contribuição que os jovens Medeiros e Farkas deram para a consolidação da moderna fotografia brasileira, inaugurada nas décadas de 1940 e 1950. As fotografias desse período deram uma contribuição inestimável para o estabelecimento de uma nova representação visual do Brasil, partindo da ideia de mostrar o Brasil aos brasileiros.

“Um dos grandes acertos do curta”, escreveu o crítico José Geraldo Couto, “é o de usar como fio condutor narrativo os depoimentos em primeira pessoa dos próprios biografados (extraídos de entrevistas dadas por eles à imprensa), nas vozes dos também fotógrafos João Farkas (filho de Thomaz) e Carlos Ebert”.

O cinema do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro está exibindo Improvável encontro aos finais de semana e feriados, como parte da programação relacionada à exposição Modernidades fotográficas, 1940-1964, que apresenta o trabalho de quatro fotógrafos do acervo do IMS: além de Farkas e Medeiros, também estão presentes Hans Gunter Flieg e Marcel Gautherot.

brasília 1
MAIS
Improvável encontro no IMS-RJ
Informações adicionais e datas e horários de exibição

Encontro de olhares
O crítico de cinema José Geraldo Couto escreve sobre o curta

Encontros com Avellar
Lauro Escorel fala sobre o incentivo de José Carlos Avellar ao filme

 

, ,