Cinema e Ciência no IMS

Cinema

19.04.16

Entre 21 de abril e 8 de maio acontece Cinema e ciência no cinema do IMS-RJ, um ciclo de filmes e debates dedicados a temas científicos. É uma iniciativa conjunta do IMS com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) para celebrar o centenário desta sociedade científica. Serão exibidos documentários e ficções que abordam os mais diferentes aspectos das ciências, da biologia marinha até a física nuclear, incluindo obras em 35 mm e inéditas no país, como os curta-metragens sobre fauna marinha dirigidos pelo francês Jean Painlevé desde a década de 1920.

O evento promoverá sessões de filmes seguidas de conversas com importantes cientistas brasileiros e estrangeiros, como Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, que debaterá  Gattaca – Experiência genética. O ciclo também terá a presença dos matemáticos Artur Avila, vencedor da Medalha Fields em 2014, e Étienne Ghys, professor da École Normale Supérieure de Lyon e pesquisador do Centre Nationale de la Recherche Scientifique, ambos na França. Os dois conversarão com o público sobre Gênio indomável, de Gus Van Sant.

Cena de Gattaca – Experiência Genética (1997), de Andrew Niccol, um dos filmes do ciclo

Para o professor Luiz Davidovich, da ABC, o debate com cientistas não deve se limitar apenas a iniciados. A intenção é “explicar, em linguagem acessível ao grande público, a ciência que é mostrada nos filmes. E alimentar o que esses filmes procuram estimular: a curiosidade, a imaginação, a criatividade, o entusiasmo pelo conhecimento”, declarou, em entrevista a Bárbara Rangel, da equipe da Coordenadoria de Cinema do IMS.

“Há vários exemplos de influência do cinema na ciência e nas inovações tecnológicas”, disse o professor João Fernando G. de Oliveira,  vice-presidente da ABC, citando como exemplo os hologramas da série Star Wars, usados como importante fonte de transmissão de informação. No mundo real os hologramas ainda não têm sido utilizados para esse fim, mas há pesquisas a respeito. “Isso frequentemente ocorre”, afirmou. “A ficção científica acende a imaginação, antecipa o futuro, motiva os cientistas, enquanto a ciência, para tornar viável a idéia, pode mudar a concepção inicial”.

Os ingressos custam 8 reais (inteira) e 4 reais (meia-entrada) e podem ser adquiridos na recepção do IMS ou pelo site www.ingresso.com. Confira a programação completa aqui.

, , ,